out
Estima-se que no Brasil uma em cada cinco mulheres será mãe antes de finalizar a adolescência. Todos os esforços merecem ser realizados no sentido de promover a contracepção adequada na adolescência e a informação sobre as infecções de transmissão sexual.
Os métodos contraceptivos mais usados por adolescentes de 15 a 19 anos são preservativos e pílulas por serem mais acessíveis. É muito importante que ambos sejam usados corretamente para serem eficazes. Para adolescentes que ainda não tiveram a primeira menstruação, não é recomendado o uso de contraceptivos hormonais, sendo o preservativo a melhor opção.
Atualmente, as sociedades médicas recomendam os métodos de longa duração, como DIU de cobre, DIU hormonal e implante como primeira escolha para adolescentes, pois não dependem do uso correto, o que os torna até 20 vezes mais eficazes que os outros métodos, além de serem totalmente reversíveis após sua retirada. É importante lembrar que somente o preservativo protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e por isso sempre devem ser usados em conjunto. Converse com o ginecologista para saber qual é a melhor opção para você.
Para saber mais, acesse www.meuanticoncepcional.com.br #saudedamulher #gravidez #adolescencia #contracepcao
2024 © Clínica Serpas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital