Blog

12

ago

Mirena® na contracepção


Mirena na contracepção

O que é Mirena®?

Mirena® é um sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (SIU-LNG), pequeno e de longa duração, que proporciona alta confiabilidade na prevenção da gravidez, com o benefício de períodos de menstruação mais curtos, leves e menos dolorosos. Mirena® proporciona proteção contraceptiva por até 5 anos, sendo que após este tempo, ele deverá ser removido.

O Sistema Mirena® consiste em uma estrutura em formato de T feita de plástico flexível com sulfato de bário de 32mm. Isso faz dele radiopaca, e assim detectável em exames de raio-X. Um reservatório cilíndrico, envolvido ao redor da haste vertical contém 52mg de levonorgestrel (LNG). Depois da colocação dentro do útero o LNG é liberado em pequenas doses (20µg/dia inicialmente e cai ao longo dos anos). A taxa média de liberação de levonorgestrel é de aproximadamente 15mcg/24h por até 5 anos. , através de uma membrana de polidimetilsiloxano dentro da cavidade uterina. O baixo nível sistêmico de hormônios resultante é associado com a baixa incidência de efeitos colaterais relacionados aos hormônios. Ademais, a liberação local do LNG dentro da cavidade uterina é responsável por vários dos benefícios de Mirena®.

Mirena® é adequado para quem?

Mirena® é ideal para mulheres que estão entre filhos, que completaram sua família ou após uma gestação não planejada, ou seja, mulheres que não desejam engravidar no curto prazo. Mirena® tem se mostrado também muito eficiente com mulheres nulíparas.

Em adição ao seu uso como contraceptivo, Mirena® é também aprovado para o tratamento de tratamento de sangramento uterino anormal, e também para proteção contra hiperplasia endometrial durante a terapia de reposição de estrógeno (TRE) para sintomas climatéricos (apesar de não ser o método primeiramente escolhido para mulheres na pós-menopausa com atrofia uterina avançada).

Cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Desde 11 de maio de 2009, quando foi sancionada a Lei nº 11.935, a cobertura às ações de planejamento familiar nos planos de saúde tornou-se uma obrigação legal, agora normatizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS) . Com isso as operadoras de saúde são obrigadas a fornecer gratuitamente o DIU hormonal ( Mirena® ) a todas as pacientes que desejam utilizar esse método como forma de planejamento familiar.

Quer saber mais sobre a utilização do Mirena ? Marque uma consulta através dos nossos canais de comunicação. Teremos o maior prazer em atendê-la.


Compartilhe:

2024 © Clínica Serpas - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital

Verified by ExactMetrics