Blog

16

set

O que pode causar o sangramento uterino anormal (SUA) ?


Em 2011, um grupo de especialistas classificou as desordens que causam o SUA, auxiliando na avaliação e tratamento do problema, pois há diversos fatores que podem provocar o sangramento uterino anormal. A classificação é conhecida como PALM-COEIN. A primeira parte dela – PALM – se refere às causas estruturais e o COEIN às causas não estruturais.

As principais causas estruturais são pólipos, tumores benignos localizados na parede interna do útero; adenomiose, que é o crescimento do tecido do endométrio fora do útero; leiomioma, tumores benignos que se desenvolvem na idade fértil; e malignidades (tumores malignos) ou hiperplasia – o espessamento do tecido que reveste o endométrio, a camada interna do útero.

Entre as causas não estruturais estão a coagulopatia, distúrbios na coagulação sanguínea; distúrbios na ovulação; fator endometrial, que são distúrbios no endométrio; iatrogênica – complicações causadas por outros tratamentos médicos; e causas não-específicas. Apenas um médico pode diagnosticar e comprovar a causa do sangramento uterino anormal.

#saudedamulher #sangramentouterinoanormal #ginecologia #PALMCOEIN

Referências


Compartilhe:

2024 © Clínica Serpas - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital

Verified by ExactMetrics