Blog

06

dez

O que preciso saber sobre contracepção na adolescência?


Os métodos contraceptivos mais usados por adolescentes de 15 a 19 anos são preservativos e pílulas por serem mais acessíveis. É muito importante que ambos sejam usados corretamente para serem eficazes. Do contrário, o risco de gravidez não planejada aumenta.

Para adolescentes que ainda não tiveram a primeira menstruação, não é recomendado o uso de contraceptivos hormonais, sendo o preservativo a melhor opção. Já adolescentes em fase reprodutiva, em condições normais de saúde, podem se beneficiar das pílulas de progesterona e das pílulas orais combinadas, que são indicadas também para tratamento da acne e do aumento de características masculinas (efeito androgênico), comuns da faixa etária.

Atualmente, as sociedades médicas recomendam os métodos de longa duração (LARCs na sigla inglês), como DIU de cobre, DIU hormonal e implante como primeira escolha para adolescentes, pois não dependem do uso correto, o que os torna até 20 vezes mais eficazes que os outros métodos, além de serem totalmente reversíveis após sua retirada. É importante lembrar que somente o preservativo protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e por isso sempre devem ser usados em conjunto.

#saudedamulher #contracepçao #adolescencia


Compartilhe:

2024 © Clínica Serpas - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital

Verified by ExactMetrics