jan
O organismo da mulher precisa de tempo para se recuperar entre uma gestação e outra. Quando elas ocorrem dentro de um intervalo curto, os riscos aumentam para a mãe e o recém-nascido. As complicações incluem nascimento prematuro, baixo peso ao nascer, distúrbios congênitos e até maior risco de mortalidade materna e infantil.
O tempo de espera recomendando para uma nova gravidez é 18 meses (um ano e meio). Por isso, é muito importante que a mulher inicie o uso de um método contraceptivo no período pós-parto, até que decida se quer e quando ter outro filho. Discuta com seu médico quais métodos são apropriados.
Uma pesquisa da Universidade da Califórnia concluiu que mulheres que optaram pelo dispositivo intrauterino (DIU) tiveram quase quatro vezes mais chances de manter um espaçamento saudável entre gestações quando comparadas com aquelas que usaram apenas preservativos. Já para mulheres que escolheram a pílula, a probabilidade foi duas vezes maior em relação às que usaram exclusivamente camisinha.
#saudedamulher #prevencaodegravidez #posparto #DIU
Referências
2024 © Clínica Serpas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital