nov
Muitas mulheres ficam preocupadas e receosas quanto à qualidade de vida sexual quando se trata de anticoncepcionais. E de fato, muitas mulheres podem acabar sendo afetadas pelo uso deles. Afinal, o uso de anticoncepcionais, principalmente por via oral, podem interferir na libido de muitas usuárias.
Mas é importante ressaltar que a Libido é afetada por diversos fatores, não apenas por alterações hormonais; contam também fatores físicos, psicológicos, comportamentais e do próprio relacionamento.
Os contraceptivos orais podem ter um efeito positivo por retirar o medo de uma gravidez não planejada, ou por ter efeito positivo na pele e corpo, melhorando a auto estima. Outros reduzem o fluxo menstrual que, quando excessivo, pode afetar negativamente a qualidade de vida das pacientes e por seguinte, interferindo também na libido.
Eventualmente alguns métodos contraceptivos, principalmente os orais, podem ter efeitos negativos por reduzir a quantidade de testosterona (hormônio) circulante, através do aumento de uma proteína chamada SHBG ou por inibir a ovulação e a flutuação hormonal relacionada a ela.
Existem muitos tipos de métodos, o ideal é entender quais os tipos de anticoncepcionais existem, como eles funcionam, qual o benefício de cada, e dessa forma, escolher qual o mais adequado para você.
Atualmente, sempre optamos pelos LARCS, que possuem uma ação contraceptiva de longa duração, removíveis e que diminuem muito o impacto na baixa de libido quando o assunto é hormonal.
Referência:
https://www.bayer.com.br/pt/af/blog/que-tal-repensar-o-metodo-contraceptivo
2024 © Clínica Serpas - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital