dez

Você sabe como funcionam os DIUS?

Os DIUS são contraceptivos de longa ação que não precisam ser lembrados de tomar todos os dias para terem o efeito desejado. Estão entre os métodos contraceptivos mais eficazes que existem atualmente, podendo ser comparados à laqueadura e vasectomia. Para entendermos como eles funcionam precisamos entender que existem dois grupos: Os HORMONAIS e NÃO HORMONAIS:

• DIU hormonal: Atualmente existem dois tipos de DIU hormonal, que se diferem principalmente pela quantidade de hormônio que liberam, pelo tamanho e por suas indicações.
  • DIU não hormonal: O DIU não hormonal é mais conhecido como DIU de cobre, e como o nome diz não contém hormônio e é composto por cobre

Ambos os DIUs são inseridos no útero da mulher através de um procedimento que, na maioria das vezes, é simples e que pode ser realizado na própria clínica ou consultório. Após inseridos já começam a ter efeito imediatamente.

Como funcionam?

DIU hormonal (explicação válida para ambos): Seus mecanismos de ação são o espessamento do muco cervical, impedindo a passagem dos espermatozoides e afina a camada interna do útero, reduzindo os sintomas de sangramento e dor.

DIU de cobre: O dispositivo, ao invés de liberar hormônio, libera íons de cobre no útero da mulher. Esses íons causam um processo inflamatório local criando um ambiente hostil que é tóxico para os espermatozoides. Por conta desse processo inflamatório algumas mulheres podem apresentar um maior volume de sangramento e dor. Converse com seu Ginecologista!